O esconderijo do Altíssimo

imagem de Flávio Cardoso
Versão para impressãoVersão para impressão

15  O servo do homem de Deus levantou-se bem cedo pela manhã e, quando saía, viu que uma tropa com cavalos e carros de guerra havia cercado a cidade. Então ele exclamou: "Ah, meu senhor! O que faremos?"
16  O profeta respondeu: "Não tenha medo. Aqueles que estão conosco são mais numerosos do que eles". (2 Re 6:15-16)

O rei da Síria estava furioso. Ele vivia armando planos para atacar Israel, mas Deus revelava tudo ao profeta Eliseu. Com isso, os israelitas nunca eram surpreendidos. Por isso, aquele rei mandou uma grande tropa com cavalos e carros de guerra para capturarem Eliseu. Chegaram à noite e cercaram a cidade.

O servo de Eliseu, ao acordar de manhã, A P A V O R O U - SE quando viu aquela tropa. Ele não sabia que as colinas estavam cheias de cavalos e carros de fogo para protegerem Eliseu.

Muitas vezes os cristãos se portam como o servo de Eliseu, embora a Bíblia nos garanta que o nosso Deus nos protege. Quantos vivem se encolhendo com medo de demônios, de feitiços, de maldições, de objetos amaldiçoados e até mesmo de pessoas escravizadas pelo Diabo. É como se o poder das trevas fosse maior que o da luz; como se os servos de Deus, santuários vivos do Espírito Santo, fossem ovelhinhas frágeis prontas para serem devoradas pelos lobos do mal.

Meditando sobre assunto, encontrei alguns comportamentos que levam os cristãos a tal situação de derrota. Vocês farão bem se evitarem essas condutas.

Falta de compreensão da autoridade espiritual

Você sabe qual é a diferença entre "poder" e "autoridade"? Quando um policial faz o trânsito parar numa rodovia ele usa poder ou autoridade? Ele tem o poder necessário para fazer um carro parar? Claro que não; só se fosse o Lanterna Verde ou o Superman.

Os carros não param por causa do poder do policial, mas por causa da sua autoridade. Autoridade é poder delegado. O uniforme do policial representa todo o Estado. Ao olhar para o guarda, o motorista vê o Estado. Ele sabe que, se não parar, sofrerá as consequências.

Da mesma forma, você não tem o poder necessário para vencer as forças do inferno. Você é frágil. Assim como o motorista de um veículo poderia facilmente atropelar o guarda, Satanás poderia te destruir. Mas, quando olha para você, ele vê Cristo, contra o qual nada pode. Você não tem poder para vencê-lo, mas tem autoridade:

Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano. (Lucas 10:19)

OK, sei que a última frase do versículo é muito difícil de entender, mas estou aqui para ajudá-lo: "...nada lhes fará dano". Bem..., qual a parte de "N A D A" você não entendeu?

"Nada" é o contrário de "alguma coisa". Jesus não disse: "podem pisar, mas se preparem para as retaliações...". Não disse: "pisem, mas com cuidado", e nem "pisem, mas só quando estiverem preparados".

Quando menino, eu morava perto de uma oficina de automóveis, que ficava na bem na esquina da rua de casa. Quando fechava a oficina, o dono deixava do lado de fora um vira-latas dos grandes, que se considerava o dono da calçada: sempre tentava morder quem passasse em frente. Ele era traiçoeiro: ficava deitado no chão, fingindo dormir. Depois que a gente dobrava a esquina, ele corria e tentava morder nosso tornozelo por trás. Na primeira vez que ele tentou me morder, eu fui pego de surpresa e, assustado, comecei a correr. O "filho do cão" me deu uma carreira daquelas...

Até que um dia eu descobri que o vira-latas tinha medo de pedrada. Então, tudo mudou. Antes de chegar na oficina, eu pegava um pedregulho (ou dois). Passava pelo cachorro tranquilamente e, quando ele avançava, eu virava pra trás e levantava a pedra para atirar. Era o suficiente para que ele parasse e ficasse rosnando. Aí, eu partia pra cima do infeliz correndo com vontade, sempre com a pedra na mão. O vira-latas valentão amarelava e fugia desesperado com medo da pedrada. Eu corria até cansar, só pra ver o desespero do nojento. Confesso que era bom ouvir o seu ganido (hehehe). Então, eu podia chegar em casa tranquilo, de alma lavada.

Satanás é exatamente como esse vira-latas. A pedra é o nome de Jesus. Pode jogar à vontade! Se você não jogar, ele morderá seu tornozelo. Alguns têm medo de jogar pedra nele, por causa das temidas "retaliações". Mas esse temor é um grave erro. Quem tem medo é que sofrerá a dentada no tornozelo. No trato com o Maligno, a melhor estratégia é bater sempre e, de preferência, bater primeiro.

Falta de compreensão do santuário

A Bíblia nos conta a história de alguns homens que tentaram usar o nome de Jesus contra os demônios, mas se deram mal (Atos 19:13-16).

13  Alguns judeus que andavam expulsando espíritos malignos tentaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre os endemoninhados, dizendo: "Em nome de Jesus, a quem Paulo prega, eu lhes ordeno que saiam!"
14  Os que estavam fazendo isso eram os sete filhos de Ceva, um dos chefes dos sacerdotes dos judeus.
15  Um dia, o espírito maligno lhes respondeu: "Jesus, eu conheço, Paulo, eu sei quem é; mas vocês, quem são?"
16  Então o endemoninhado saltou sobre eles e os dominou, espancando-os com tamanha violência que eles fugiram da casa nus e feridos.

Isso nos ensina outra lição importante. O Nome de Jesus não é um simples amuleto que qualquer um possa usar para espantar demônios. Só podem falar em Nome de Jesus aqueles que receberam autorização do Senhor para isso. Quando o servo de Deus fala em Nome de Jesus, é Jesus quem está falando e, portanto, os demônios recuam.

Nós somos santuário do Espírito de Jesus. Nosso Senhor morreu e ressuscitou para poder viver em nós. Embora esta seja uma verdade tão tremenda, é comum nos esquecermos dela. Então, quando os "Golias do inferno" começam a se levantar contra nós, nos sentimos pequenos demais para lhes resistir. Esquecemos que somos santuário, local de habitação, do Rei dos Reis.

Os filhos de Ceva não eram santuário do Espírito Santo. Quando os demônios olharam para eles, não viram o Senhor dentro deles e logo perceberam que eles não tinham autoridade para falar em nome de Jesus. Mas, se você realmente é habitado pelo Espírito de Deus, saiba que os demônios vêem Jesus Cristo em você, mesmo que você não sinta isso. Eles vão tentar amedrontá-lo com seu tamanho e suas ameaças, exatamente como Golias fez com Davi. Mas, se você os atacar em nome de Jesus, eles vão fugir: não de você, mas de Jesus em você.

Energia mal canalizada

Tenho visto algo preocupante debaixo do sol: homens e mulheres que gastam muito tempo estudando sobre as estratégias, artimanhas, organização e armas do inferno. Têm a esperança de que esse conhecimento lhes dê vantagem na batalha.

Irmãos, pergunto: será que Eliseu gastava tempo preocupado em estudar as estratégias do Rei da Síria? Será por isso que ele sabia todos os planos do inimigo? Creio que não. Ou será que simplesmente se ocupava em manter seu íntimo relacionamento com Deus?

A Bíblia nos ensina, do início ao fim, que nossa atenção, nosso amor, nossa devoção, nosso tempo, devem ser dedicados ao Amado de nossas almas. Quanto mais próximos estivermos dEle, mais protegidos estaremos. Então, pra que se preocupar com os demônios? Essa verdade é proclamada em tantos lugares da Bíblia que é até difícil escolher um em particular. Mas, vamos tentar.

Alguém do Grupo leia em voz alta o Salmo 63, de Davi. Neste salmo, Davi fala o tempo todo de como ele direciona as suas forças a um único objetivo: buscar a Deus intensamente, contemplá-lO no santuário, avistar-Lhe o poder e a glória, amá-lO. Davi estava no deserto fugindo dos que queriam matá-lo. Entretanto, quando se deitava, ele não pensava nos inimigos que o perseguiam, mas sim em Deus. O verso 8 ensina tudo o que precisamos saber sobre Guerra Espiritual:

8  A minha alma apega-se a ti; a tua mão direita me sustém.

Faça a sua alma apegar-se a Deus e relaxe. A destra do Senhor vai te sustentar. Os seus inimigos serão derrotados.

Esse é o mesmo princípio descrito em Romanos 16:19-20

...mas quero que sejam sábios em relação ao que é bom, e sem malícia em relação ao que é mau. Em breve o Deus da paz esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês...

Para terminar, leiam o conhecido Salmo 91.

Portanto, agarre-se a Deus. Busque com zelo a face do Senhor. Aprenda a permanecer alguns minutos ao dia na presença maravilhosa. Deixe que seus olhos sejam purificados pelo contemplar da luz que emana do trono do Altíssimo, que habita em você. "Quando os seus olhos forem bons, igualmente todo o seu corpo estará cheio de luz" (Lucas 11:34). Então, se Satanás se levantar contra você, volte-se contra ele em Nome de Jesus.

...Esse é o espírito do anticristo, acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo. Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo. (1 Jo 3b:4)

 


Para reflexão

  1. Para evitar problemas com Satanás, certo cristão prefere "não cutucar a onça com vara curta". O que voc? acha dessa estratégia?
  2. No meio de uma batalha espiritual, o que é melhor: sentir-se forte ou sentir-se fraco?
  3. Certo dia você vai a uma reunião de oração e alguém lhe diz: "irmão(ã), vigia porque o Inimigo está furioso contra você". Como você reage a esta notícia?

Comentar

  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <it> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd> <h1> <h2> <h3> <blockquote> <span> <p> <p style="text-align: right;"> <br> <table> <address> <pre> <hr>
  • Você pode escrever código PHP. Basta incluir as tags <?php ?>.

Mais informações sobre as opções de formatação

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer