O batismo no Espírito Santo

imagem de Flávio Cardoso
Versão para impressãoVersão para impressão

O Espírito Santo

"Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis." (Ezequiel 36:26,27)

Quando nos convertemos ao Senhor somos recriados a Sua imagem e semelhança. O nosso espírito ressuscita em Cristo e recebemos o Espírito Santo de Deus. A partir daí, passamos a ser seres espirituais - não deixamos de ser carnais, mas passamos a ser governados pelo Espírito Santo, através do nosso próprio espírito. Nos tornamos habitantes do Reino de Deus e representantes desse Reino na terra.
Toda pessoa que recebe Jesus como Senhor e salvador, recebe também o Espírito Santo de Deus. É o Espírito Santo que promove o arrependimento e a transformação, nos regenerando e nos transformando em filhos de Deus.

Receber o Espírito Santo está entre os primeiros passos na vida cristã e não é o mesmo que ser batizado no Espírito Santo. Ao ressussitar, Jesus apareceu para os discípulos e disse:

"E, dizendo isto, lhes mostrou as mãos e o lado. Alegraram-se, portanto, os discípulos ao verem o Senhor. Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo." (João 20:20)

Nessa ocasião, eles receberam o Espírito Santo. Mas o batismo foi acontecer posteriormente, no pentecostes. Embora nem todo crente seja batizado no Espírito Santo, todo crente tem o Espírito Santo habitando em si, independente das experiências, dons e ministérios. É o selo que testifica que somos de Deus e nos separa do mundo.

"Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele." (Romanos 8:9)

O que é o batismo no Espírito Santo

Ao receber o Espírito Santo, estamos prontos para nos relacionar com Deus e com a Igreja. Ao receber o batismo no Espírito Santo, estamos prontos para exercermos a função de embaixadores do Reino de Deus.

Quando nos convertemos, Deus não nos leva embora da terra porque temos uma missão. Essa missão é estabelecer o Reino de Deus aqui, levando salvação, cura e libertação para o mundo. A Bíblia diz que os próprios anjos desejaram esse ministério, mas Deus deu aos homens.

"De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus." (II Coríntios 5:20)

Um embaixador não fala em seu prórpio nome. Ele vive em uma embaixada, onde tudo o que come, veste e faz vem do seu país de origem. Todas as suas ordens são provenientes do país de origem, que também fornece os meios necessários para que sejam cumpridas. Se o governo de um país decide que uma base militar deve ser construída no exterior, o embaixador cumprirá essa ordem. Porém os recursos para a construção não virão do bolso do embaixador, mas sim do governo do seu país. Assim também conosco. Recebemos orientação do Espírito Santo sobre como desempenhar nosso papel de embaixadores e também recebemos do mesmo Espírito as ferramentas e o poder necessários para exercer essa missão. A Bíblia declara:

"Porque o reino de Deus consiste não em palavra, mas em poder." (I Coríntios 4:20)

O poder que acompanhou Jesus em seu ministério, que acompanhou os apóstolos nos anos seguintes e que acompanhou todos os avivamentos da igreja do Senhor até hoje, está disponível para nós. O recebimento desse poder sobre nossas vidas é chamado de Batismo no Espírito Santo e tem o propósito de nos transformar em testemunhas vivas do poder de Deus.

"mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra." (Atos 1:8)

Essa palavra de Jesus se cumpriu no dia de pentecostes, quando estavam todos reunidos e o Espírito Santo desceu sobre eles com o batismo (Atos 2). O próprio Jesus já havia avisado que esse acontecimento corresponderia ao batismo com o Espírito Santo:

"Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias." (Atos 1:5)

Alertas importantes

Muitos crentes buscam essa experiência com Deus. Contudo, é importante ressaltarmos duais coisas antes de buscá-la.

O batismo não é para você, é para o ministério

Devemos nos libertar de qualquer visão egoísta que nos leve meramente a desejar uma experiência sobrenatural para nosso próprio deleite. O batismo vem sobre aqueles que realmente querem ser testemunhas de Jesus em um mundo doente.

O Espírito do batismo é Santo

Um vida de santidade é fundamental para agirmos como testemunhas de Jesus. Não significa ser legalista, moralista ou nunca pecar, como já estudamos em lições passadas. Significa amar a Deus tão profundamente que avaliamos cada um dos nossos pensamentos e ações para saber se estão agradando àquele que servimos. Deus conhece nossos pensamentos e nossas motivações.

"Todo caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, mas o Senhor sonda os corações."(Provérbios 21:2)

Buscar o Batismo no Espírito Santo é algo autêntico e puro, mas Deus olha para os nossos corações para saber o que realmente queremos e o que realmente estamos buscando com isso.

Como ser batizado no Espírito

Não existe uma fórmula padrão para como acontece a experiência do batismo com o Espírito Santo. Isso varia de pessoa para pessoa. Mas algo todos têm em comum --- sabem quando aconteceu.

Aqueles que ainda não receberam, devem buscar. Sem ansiedade, sem sentimento de inferioridade, mas com a compreensão de que Deus tem um propósito e um tempo para tudo. O nosso trabalho é pedir e confiar. Relacionamos, a seguir, algumas atitudes que podem ajudar os que almejam o batismo no Espírito Santo.

Crer que Deus que Deus quer te batizar

A base de tudo o que vivemos é a fé. O que você realmente acredita no seu coração é o que você recebe de Deus. A Palavra diz:

"Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?" (Lucas 11:13)

Você deve ler o que a Bíblia fala sobre isso; ouvir pessoas que passaram pela experiência; meditar sobre os textos bíblicos. A palavra vai produzir a fé necessária no seu coração.

Buscar e perseverar na busca

Jesus nos disse: "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á." (Mateus 7:7). No dia de pentecostes, o que estava acontecendo era um exercício de perseverança. Tudo aquilo que realmente queremos, nos empenhamos continuamente até alcançar. Isso é bom aos olhos de Deus, fortalece nossa fé e nos leva a dar o valor devido a tudo o que recebemos de Deus.

Exaltar o Filho

Jesus disse que o Espírito viria quanto Ele fosse elevado aos céus. O Espírito vem quando o Filho é exaltado. Uma vida de adoração e amor profundo ao Senhor é a base do nosso relacionamento com Deus e também de todas as experiências que certamente teremos a partir desse relacionamento.

O batismo tem o propósito de te transformar em uma testemunha --- aquele sobre o qual estamos testemunhando é o centro de todas as coisas. É por causa dele, por amor a ele, que você busca o batismo no Espírito Santo.

Concluindo, a experiência do batismo no Espírito Santo é maravilhosa, desejável e disponível para todos nós. Devemos porém lembrar que tudo o que buscamos, desejamos, aprendemos ou fazemos é para a glória de Deus. O Deus do batismo é maior que o batismo de Deus. O Deus das experiências é maior que as experiências com Deus.

Quando o Senhor é realmente o centro de nossas vidas, todas as suas promessas são cumpridas, como agradáveis conseqüências.

Comentar

  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <it> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd> <h1> <h2> <h3> <blockquote> <span> <p> <p style="text-align: right;"> <br> <table> <address> <pre> <hr>
  • Você pode escrever código PHP. Basta incluir as tags <?php ?>.

Mais informações sobre as opções de formatação

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer