Os que esperam no Senhor

imagem de Flávio Cardoso
Versão para impressãoVersão para impressão

27  Por que você reclama, ó Jacó, e por que se queixa, ó Israel: "O Senhor não se interessa pela minha situação; o meu Deus não considera a minha causa"?
28  Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto, sua sabedoria é insondável.
29  Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças.
30  Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem;
31  mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam. (Is 40:27-31, NVI)

Estes versículos são amplamente conhecidos de todo o povo de Deus. Quem não conhece alguma música baseada nesses lindos versos? Normalmente, eles são utilizados como palavras de encorajamento àqueles que esperam por algo de Deus: resposta, bênção, livramento, milagre.

Eu gostaria de meditar um pouco sobre essas palavras: "esperar no Senhor". Preste bastante atenção em "NO SENHOR". O verso não diz simplesmente: "aqueles que esperam renovam as suas forças". Ele diz "aqueles que esperam NO SENHOR renovam as suas forças". Portanto, se você está precisando de renovação nas suas forças, precisa discernir o significado de "NO SENHOR".

Estar no Senhor é o bem maior que qualquer ser humano pode alcançar. "Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio." (Salmos 91:1-2). Nosso Deus é o lugar do nosso descanso e prazer.

Mas não estou falando de ter uma religião. Talvez alguns pensem que basta ser cristão que, automaticamente, estará "esperando no Senhor". Para estes, o verso pode ser interpretado assim: "os que esperam e são crentes renovarão as suas forças". Mas não é isso que o texto está dizendo. Tem muito crente que ainda não sabe, na prática, o que é ESTAR NO SENHOR.

Não basta ter a convicção teológica correta. É fácil lermos a Bíblia e entendermos, intelectualmente, que estamos em Cristo. Se Ele é a Videira e nós os ramos, então é claro que também somos Videira. Se Ele é a cabeça e nós o Corpo, então é claro que também somos Cristo. Ter essa certeza, baseada nas Escrituras, é importantíssimo. Sem essa certeza, jamais conseguiremos evoluir em nosso relacionamento com Deus, da forma como Ele espera. Mas essa certeza é apenas o primeiro passo. Uma vez que aprendemos isso, precisamos experimentar, no dia a dia, o que isso significa.

Estou falando de uma experiência espiritual, sobrenatural. Se preferir, pode usar a palavra "mística", mas no bom sentido, no sentido cristão. Para vivermos a realidade de estarmos no Senhor precisamos gastar tempo em oração silenciosa, contemplando nosso Deus com os olhos do nosso coração. Precisamos nos acostumar com a quietude na presença de Deus. Então, nossos períodos de oração passarão a ser muito mais uma questão de PRESENÇA do que de PALAVRAS.

24  Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança.
25  O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam;
26  é bom esperar tranquilo pela salvação do Senhor. (Lamentações 3:24-26, NVI)

O Senhor é bom para com aqueles que O buscam. Eu me lembro da experiência de um pastor que, arrebatado em espírito, conversou pessoalmente com Jesus. Em determinado momento da conversa, o Senhor perguntou o que o pastor gostaria de lhe pedir. Ao que o pastor respondeu que não tinha mais nada para pedir. Estar na presença de Deus era tudo o que ele mais queria. E Jesus lhe disse que esse é o tipo de resposta que mais alegra o coração do Pai. Isso é o que significa buscar a Deus e não as bênçãos que Ele pode dar.

Aprenda, amado irmão, a desfrutar, em seus períodos de oração, da presença maravilhosa de Deus. Creia que você está em Cristo. Diga a você mesmo, algumas vezes, que você está em Cristo. Depois que essa certeza tiver dominado a sua mente, cale sua boca, cale seus pensamentos, cale suas imaginações, cale seus sentimentos (enquanto conseguir). Mas continue crendo que você está na presença dEle. Não deixe que imagens, seja do céu, de anjos, de Jesus ou de qualquer outra coisa ou pessoa, apareçam em sua mente. É isso que o apóstolo Paulo quis dizer com "Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê,
pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno."
(2 Co 4:18). Simplesmente, fique com o Pai. Faça isso regularmente, alguns minutos por dia, antes de apresentar seus pedidos a Deus. Essa disciplina espiritual produzirá uma tremenda transformação em sua vida. Com o tempo, bastará você fechar os olhos para perceber, imediatamente, que você está nEle.

Hoje, faltam 5 meses para o Natal. Imaginem duas crianças esperando ganhar seu presente de Natal. A primeira vai passar os 5 meses em sua casa esperando pelo presente. A outra vai passar os 5 meses no DisneyWorld, também esperando pelo presente. Qual das duas vai sofrer mais em sua espera?

Da mesma forma, a presença de Deus é o nosso "DisneyWorld espiritual". Quem está nEle, não sofre enquanto espera. O simples "estar nEle" é muito mais prazeroso do que a bênção esperada.

Eu legendei uma música do Don Moen que tem tudo a ver com essa pequena meditação. Talvez vocês possam assistir o video na reunião do seu GV. Por favor, não reparem no amadorismo da minha tradução.


Temas para debate

  1. Você, que tenta deixar de lado as preocupações para simplesmente ESTAR EM DEUS, certamente encontra muitas dificuldades. Compartilhe-as com o seu grupo. Quem sabe Deus não usa o grupo para ajudá-lo?
  2. Existem algumas palavras do Nosso Senhor que parecem tão difíceis de viver. Por exemplo: Mateus 6:31-34 (leiam). Você acha que esta meditação poderá ajudá-lo a cumpri-las?
  3. Que tal nos comprometermos a passarmos alguns minutos por dia (15 ou 20) contemplando o nosso Deus? Procure um irmão do grupo e assuma esse compromisso com ele. Durante o próximo mês, entrem em contato frequente para saber se o irmão também está cumprindo o compromisso. Ao final de 1 mês, compartilhem as mudanças que experimentaram em sua vida espiritual.
Vídeo embutido (youtube): 
See video

Comentar

  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <it> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd> <h1> <h2> <h3> <blockquote> <span> <p> <p style="text-align: right;"> <br> <table> <address> <pre> <hr>
  • Você pode escrever código PHP. Basta incluir as tags <?php ?>.

Mais informações sobre as opções de formatação

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer